A selecção nacional de andebol desistiu da participação no 27o Campeonato do Mundo da modalidade, que decorre no Egipto. A informação foi avançada pela Federação Internacional de Andebol (IHF), no seu site oficial, esta segunda-feira (18). Em causa o elevado número de jogados com covid-19.
“Na sequência dos desafios que a delegação cabo-verdiana enfrentou no 27º Campeonato do Mundo Masculino da IHF, que já levou ao cancelamento do jogo Cabo Verde x Alemanha, Cabo Verde informou oficialmente a Federação Internacional de Andebol (IHF) da sua desistência”, escreve a IHF.
O organismo que rege o andebol a nível mundial comunicou que aceitou desistência de Cabo Verde, salvaguardando assim a saúde de todos os envolvidos no Campeonato Mundial.
De acordo com os Regulamentos relacionados ao covid-19 do Egipto 2021, cada equipe deve ter um mínimo de 10 jogadores, incluindo um guarda-redes.
Como Cabo Verde ainda enfrenta dificuldades em colocar pelo menos 10 jogadores para poderem competir de acordo com o regulamento, decidiu desistir.
As partidas de Cabo Verde serão contadas como derrotas de 10 – 0 para seus adversários.
A IHF informou que serão tomadas as providências necessárias para que a equipa retorne a Cabo Verde, que confirmou a vontade de trabalhar duro para garantir a qualificação e o retorno ao 28º Campeonato Mundial Masculino da IHF, co-organizado pela Suécia e Polónia em 2023.