Os treinos vão ser imediatamente retomados em todas ilhas do país, com excepção de São Vicente, por esta se encontrar em situação de calamidade. Esta e outras medidas foram anunciadas pelo governo, na sexta-feira (15), tendo em vista a retoma das actividades desportivas.
Assim a par da retoma imediata dos treinos nas ilhas que não se encontrem em situação de calamidade, todos os espaços que alberguem treinos, quer para modalidades individuais, quer para modalidades coletivas, devem adotar um plano de higienização rigoroso.
As federações desportivas do país deverão apresentar um plano de contingência sanitária, a ser validado pelas autoridades sanitárias nacionais e locais. Trata-se de uma medida que pretende orientar as associações regionais e clubes e/ou atletas, tendo em vista a preparação das competições oficiais.
Por seu turno, as Associações regionais e os clubes devem apresentar o plano de contingência sanitário e os atletas das modalidades individuais, seguir as recomendações e protocolos sanitários das associações regionais e federações respetivas.
Qualquer competição oficial deve ser alvo de um regulamento de prova a ser validado por uma comissão de validação das atividades desportivas oficiais.
Os níveis de risco das modalidades seguem os seguintes critérios: modalidades individuais ou coletivas; contato físico direto ou indireto; partilha de espaço físico e balneários; partilha de materiais; potencial de aglomeração de pessoas.
A presença de público nos eventos desportivos não é permitida, salvo uma declaração das autoridades sanitárias, de segurança e das atividades Económicas em contrário, e não deve exceder 25% da capacidade da infraestrutura desportiva.