“Criolada” é o nome da marca que está a projetar as raízes cabo-verdianas no Brasil. Desenvolvida por um casal de Santo Antão, residente no Brasil, “Criolada” é um chamado para valorizar as origens, a africanidade e a aceitação das pessoas como são.
A marca de roupa é idealizada pelo casal Valter Fortes e Gisele Lopes, santantonenses residentes no Brasil há seis anos. Em 2019, a marca saiu do papel com um conceito e design próprio.
A coleção “Nha Origem”, lançada em dezembro de 2020, mostra a essência de Cabo Verde em 10 padrões representando as cores vivas, a música, a paisagem e a morabeza cabo-verdiana.
São moletons com capuz (Montanhês) uma referência a Santo Antão, Blusão Brava, camisa Nha Bandeira, Body Morabeza, Calça Jogger, meias e máscaras.
Com uma aposta inclusiva, “Criolada” destaca-se pela diferença e veste todos os corpos, do P ao GG, empoderando causas e pessoas, com aposta em roupas sem gênero.
Celebrar origens africanas
A estampa desenvolvida é considerada, pelos mentores, uma segunda bandeira e um cartão de visita pelo simbolismo que carrega em tons terrosos, vibrantes e que celebra origens africanas.
Até o momento, a aceitação da “Criolada” tem superado as expectativas.
“Temos tido uma aceitação excelente. Inicialmente o público era os cabo-verdianos residentes em Cabo Verde e na diáspora, mas para nossa surpresa a marca e a estampa têm ganho uma aceitação enorme por parte dos brasileiros, principalmente depois que descobrem o simbolismo na estampa”, conta Gisele Lopes ao A Nação.
Atualmente, a marca busca reconhecimento em Cabo Verde, produzir uma linha de roupas infantis e abrir uma loja no país.
“Buscamos o reconhecimento nacional, que os cabo-verdianos se identifiquem com os valores da marca, com as peças desenvolvidas, com a estampa e que sintam-se representados e orgulhosos de sermos quem somos”, considera Gisele Lopes.
Gisele é cirurgiã dentista no Brasil, Valter professor, ambos de Ribeira Grande de Santo Antão, encontraram na fusão do amor que os une a paixão pela moda, revelando-se em dois dos vários cabo-verdianos que muito sucesso têm feito pelo mundo.