O projecto Mélia Lusofonia Cabo Verde Eco Resort já recebeu o Certificado de registo de Investimento por parte da Cabo Verde TradeInvest. Este empreendimento turístico, que se destina à ilha de Santiago, está orçado em 100 milhões de euros e prevê a criação de 400 postos de trabalho diretos e 600 indiretos durante a fase de construção e funcionamento do projecto.
Segundo informações avançadas pela Cabo Verde TradeInvest, trata-se de um hotel de 5 estrelas com o conceito de “Lusofonia” que envolve um conjunto de experiências turísticas” inovadoras”, direccionado para os setores de mercado de “saúde e bem-estar”, “congressos e incentivos”, “lazer e natureza”.
O “Eco-resort” pretende estar associado à certificação “Biosphere Resort – Unesco”, seguindo todas as normas e planos urbanísticos e paisagísticos referentes ao Master Plan da Santiago Golf Resort e ao Plano Detalhado Urbanístico.
O projecto é composto por duas unidades hoteleiras e diversas infraestruturas turísticas: Mélia Lusofonia Diplomático com cerca de 150 quartos, orientado para segmentos de negócio, congressos e incentivos; Mélia Lusofonia Spa Hotel com cerca de 320 quartos, orientado para turismo de lazer, cultura e saúde; Mélia Lusofonia Residence Clube com cerca de 160 apartamentos e vilas orientado para as famílias nacionais e internacionais.
Tem ainda previsto a Academia Lusofonia Artes e Música e um centro Multiusos, espaço para congressos para cerca de duas mil pessoas, feiras, eventos culturais, empresariais e galerias de arte, estúdio internacional de música. Compreende ainda a Lagoa Lusofonia, com tecnologia Crystal Lagoon; Nha Clube, espaço de lazer composto por área desportiva, comercial e Beach Clube com praia artificial.
“Por ser considerado de grande valia pelo Governo de Cabo Verde”, o projecto foi declarado “de excepcional interesse” e, por isso, enquadrado como Convenção de Estabelecimento no quadro da estratégia de desenvolvimento socioeconómico do país, prevendo, segundo a mesma fonte, uma elevada geração de emprego, investimento e formação profissional.
Contrapartidas
Em contrapartida, a Cabo Verde TradeInvest garante que além de todos os empreendimentos que serão construídos, a sociedade gestora Unique Hotels Cabo Verde – Hotels Resorts, SA irá também patrocinar a edificação de alojamentos e de um campo polidesportivo para pescadores da localidade de São Martinho Grande.
“Além disso, serão ainda efetuados dois estudos especializados, um sobre posicionamento do transporte aéreo para destino turístico de Santiago e outro sobre a construção do destino turístico de Santiago na vertente Congressos e Eventos Internacionais”.