O navio hidrográfico “Almirante Gago Coutinho” chega a Cabo Verde, esta quarta-feira (13), com 52 militares a bordo para realizar uma missão de cooperação bilateral no âmbito da Iniciativa Mar Aberto. A embarcação estará primeiro no Mindelo e depois na Praia.
A Iniciativa Mar Aberto compreende um conjunto de atividades com Cabo Verde, com especial enfoque nas capacidades científicas do navio.
“As missões da Iniciativa Mar Aberto visam contribuir para o esforço integrado de obtenção de conhecimento situacional marítimo, desenvolvimento científico e segurança cooperativa da comunidade internacional na região central do Oceano Atlântico e para a satisfação dos compromissos internacionais assumidos por Portugal com os países da CPLP”, revela o adido da defesa junto à embaixada de Portugal em Cabo Verde, Vítor Branco.
Durante a missão será realizado o levantamento topo-hidrográfico em diversos pontos de Cabo Verde, tendo em vista a atualização do fólio cartográfico; Participação no projeto “UNTIeD – Unlocking the Megatsunami Deadlock”, relativo ao estudo da geração de maremotos; Obtenção de dados científicos de correntometria de oportunidade, tendo em vista contribuir para outros projetos; Colheita de amostras de água superficial para análise de microplásticos, no âmbito do projeto “Volta ao Mundo Sagres 2020-FA”.
O “Almirante Gago Coutinho” é um navio hidro-oceanográfico, dispondo de significativa polivalência em sistemas científicos, destacando-se os sistemas sondadores multifeixe, o perfilador acústico de corrente e a capacidade de projeção de uma lancha hidrográfica, também ela capacitada com um sistema sondador multifeixe.
O navio largou da Base Naval de Lisboa, de modo a cumprir a quarentena médico-sanitária, com previsão de atracar no Porto Grande do Mindelo entre 13 e 16 de janeiro e no Porto da Praia a 01 de fevereiro, com regresso previsto a 03 de fevereiro de 2021.
Comandado pelo Capitão-de-fragata Francisco Calisto de Almeida, o navio possui uma guarnição de 52 militares, onde se inclui uma equipa técnica do Instituto Hidrográfico (da Brigada Hidrográfica), dois Aspirantes a Oficial da Escola Naval, em estágio, uma equipa médica, uma equipa do pelotão de abordagem do Corpo de Fuzileiros e uma equipa de Mergulhadores. Prevê-se ainda o embarque, durante parte da missão, de um oficial da Guarda Costeira de Cabo Verde.
Durante a estadia do navio na Praia irá ter lugar um briefing/conferência de imprensa sobre a missão desenvolvida, a apresentar pelo Comandante do navio e uma breve cerimónia para assinalar a entrega de vários equipamentos militares por parte da Marinha Portuguesa aos Fuzileiros Navais da Guarda Nacional, assim como a doação de 10.000 máscaras de proteção individual Covid-19 às Forças Armadas de Cabo Verde, por parte do Ministério da Defesa Nacional de Portugal, no âmbito do Acordo de Cooperação no Domínio da Defesa.
Será ainda efetuada a entrega de diverso material doado por várias entidades e instituições portuguesas, do qual se destaca: Material para salas de aula, oriundo da Rede Intermunicipal de Cooperação para o Desenvolvimento (RICD), a fim de serem distribuídas a várias escolas de Cabo Verde; Roupas, calçado e diversos artigos de solidariedade doados pela Associação Pétalas d’Ideias e material diverso procedente do instituto “Camões” em parceria com a Fundação Calouste Gulbenkian.