A equipa do Celtic da Praia propôs aos clubes de futebol de Santiago Sul, a realização de um encontro para analisar a situação da região desportiva e delinear medidas para reorganizar a mesma.
O encontro deverá se realizar na próxima sexta-feira (15), podendo contar com a presença da Federação Cabo-verdiana de Futebol (FCF) e o Instituto do Desporto e da Juventude (IDJ), enquanto observadores.
O agendamento deste encontro vem na sequência de vários outros que têm sido realizados no país, tendo em vista a retoma das actividades desportivas, agora que já há uma “luz verde” por parte das autoridades desportivas e sanitárias.
O Celtic teve esta iniciativa, tendo em conta que a direcção da Associação Regional de Futebol de Santiago Sul, já não tem legitimidade para tal.
“A direcção cessante já expirou o seu prazo de mandato, na qual foi eleito em Janeiro de 2016 para o período de 2 anos, mas no entanto tem estado a participar em encontros oficiais promovidos pela FCF, como por exemplo foi a última Assembleia Geral ordinária da FCF de 19 de Dezembro de 2020, sem nenhuma legitimidade, e sem comunicar aos clubes sobre a participação nas mesmas, não auscultando os clubes, tão pouco reencontrar com os mesmos para fazer uma restituição sobre as decisões tomadas nessa mesma Assembleia ordinária, quando muita Associações já estão anunciando o reinício das atividade desportivas, como uma das medidas analisadas e discutidas nesse encontro”, avança a direcção do Celtic da Praia.
Segundo esta fonte, a última reunião da direção da Associação foi feita no dia 19 de Outubro de 2019, com a proposta de ordem de trabalho de: 1. Balanço 2018/19, 2. Plano de atividades 2019/20, 3. Sorteio, 4. Distribuição de Campo, 5. Diversos, sem termos aprovados alguns instrumentos de gestão com relatório financeiro referente ao período 2018/2019.
Entretanto, passado praticamente um ano e três meses, nenhum outro encontro foi promovido com os clubes para discussão do futebol da região desportiva, que por si só é extremamente grave para qualquer organização associativa.