Porto Novo, Santo Antão, poderá ganhar, ainda no primeiro trimestre deste ano, duas unidades de produção de queijo, investimentos que darão, segundo à Inforpress, que cita produtores, “um novo dinamismo” à indústria de transformação do leite de cabra no concelho.
As unidades de produção estão a ser instaladas em Lajedos e Planalto Norte. Em Lajedos, os empresários naturais de Porto Novo, João Santos e Pedro Santos, que atuam na pecuária, têm praticamente concluídas as instalações que podem acolher a nova fábrica de queijo.
Será um projeto com capacidade para charcutaria e que abarca ainda a criação de animais e prática da agricultura sustentável.
Já no Planalto Norte, está a ser instalada a unidade de produção de queijo, financiado pelo Sistema das Nações Unidas em Cabo Verde. Trata-se de um projeto que vai contribuir para o desenvolvimento sustentável da atividade pecuária no Planalto Norte, segundo o representante dos criadores, António Lima.
O queijo de Porto Novo é conhecido como “um dos melhores queijos” e com a instalação das novas unidades de produção, os produtores querem discutir com o Governo a certificação do produto, com vista à exportação para mercados internacionais.
C/Inforpress