A XIIIa edição da Corrida da Liberdade vai ter um total de 800 contos em prémios monetários. O anúncio foi feito pela Federação Cabo-verdiana de Atletismo (FCA), que confirmou ainda a prova dos 100 metros no desporto adaptado.
O desporto adaptado destina-se a ambos os sexos, mediante inscrições no Pavilhão Desportivo Vavá Duarte, nas horas normais de expediente, com limite máximo de inscritos, por categoria, devido à pandemia de covid-19. Para além da prova dos 100 metros, no desporto adaptado, masculina e feminina, haverá provas de estrada e outra de pista.
Vão ser premiados os cinco primeiros classificados, masculinos e femininos, da prova dos 10 quilómetros com prémios monetários nos valores de 50, 40, 30, 20 e 10 mil escudos respectivamente, perfazendo um total de 300.000 escudos.
Na prova dos cinco quilómetros (juniores masculinos e femininos) está em jogo um total de 160.000 escudos, divididos em 30, 20, 15, 10 e 5 mil escudos, para os cinco primeiros lugares, quantia também estipulada para a prova dos sete quilómetros (veteranos femininos e masculinos).
Para a corrida de velocidade, 100 metros (masculinos e femininos) na pista no Estádio Nacional em Achada de São Filipe, os três primeiros classificados, de cada género, vão ser agraciados com valores monetários na ordem dos 20, 15 e 10 mil escudos, respectivamente, perfazendo um total de 90.000.
A prova para cadeirantes, nos 100 metros (masculinos e femininos), coloca também 90.000 escudos em prémios, sendo 20, 15 e 10 mil escudos, respectivamente, para os atletas que atingirem o pódio.
Os prémios monetários, considerados “aliciantes”, são extensivos às diversas posições, em diversas categorias, e vão ser ainda complementados com medalhas, troféus, de entre outras recompensas aos atletas mais destacados.
A prova terá a sua partida no Platô, em frente da Praça Alexandre de Albuquerque, e meta no Largo do Estádio da Várzea e, ao que se sabe, já está a despertar o interesse dos atletas, que já estão a preparar para a competição.
A Corrida da Liberdade é uma iniciativa da Câmara Municipal da Praia e foi instituída para assinalar o Dia da Liberdade e da Democracia que se comemora a 13 de Janeiro e vem ganhando dimensão ano após ano, dada a forma como movimenta atletas e amantes do atletismo.