O município de São Filipe registou nas últimas semanas uma “acentuada redução” de casos positivos da covid-19, devido ao “bom trabalho” realizado pela equipa de combate a pandemia, criada há mais de dois meses.
Na última semana, o município de São Filipe registou dez casos positivos da covid-19 de um total de 400 amostras analisadas, cenário inverso de há quatro/cinco semanas em que chegou a contabilizar 234 casos no mesmo período.
Até esta segunda-feira, 04, período em que a equipa local se reuniu para a reunião semanal, apenas cinco amostras encontram-se pendentes para serem processadas.
A nível da ilha, diz o director da Região Sanitária Fogo/Brava, Evandro Monteiro, a preocupação no momento é com o município dos Mosteiros que contabiliza mais de metade dos casos activos, destacando a necessidade de se desenvolver actividades de sensibilização, fiscalização e organização, à semelhança do que foi feito em São Filipe e com “resultado positivo”.
“Nas duas últimas semanas, a evolução da covid-19 no município de São Filipe foi muito positiva”, sublinhou Evandro Monteiro, citado pela Inforpress.
Entretanto, segundo a mesma fonte, é necessário esperar mais duas semanas para se ter uma ideia da evolução da pandemia, devido à quadra festiva do Natal e de passagem de ano.
A delegada de Saúde, Joana Alves, por seu turno destaca a necessidade de “não baixar a guarda” face aos resultados, apelando à uma “maior fiscalização” no cumprimento das medidas, sobretudo no uso das máscaras.
Por ocasião das festas, a equipa da delegacia de Saúde e da fiscalização distribuíram viseiras e máscaras a algumas pessoas, entre eles vendedores ambulantes.
Neste momento, a ilha do Fogo contabiliza 1.832 casos acumulados da covid-19. Destes, 76 são de Santa Catarina, 1406 de São Filipe e 350 dos Mosteiros. A ilha registou seis óbitos, quatro dos quais em São Filipe, um nos Mosteiros e um em Santa Catarina. Até esta terça-feira, 05, a ilha detém 30 casos activos.
C/ Inforpress