PUB

Covid-19

Cabo Verde na fila… à espera da vacina

Cabo Verde já tem a sua “primeira versão” do Plano Nacional de Vacinação contra a Covid-19. A previsão é que o mesmo comece no primeiro trimestre de 2021; o grupo alvo serão os mais vulneráveis, profissionais de saúde, agentes da Polícia, militares, bombeiros e Proteção Civil.

O mundo, a começar pela Europa e os EUA, começou na última semana a vacinar contra a covid-19. Em Cabo Verde, com o apoio do Banco Mundial, Organização Mundial da Saúde e outros parceiros, tudo aponta que a vacina só chegará até finais de Março.

De acordo com o director nacional da Saúde, Cabo Verde já elaborou a primeira versão do Plano Nacional de Vacinação contra a covid-19. “Pelo facto de ser uma situação nova, com utilização de vacinas disponibilizadas pela primeira vez para uso em humanos, este Plano será muito dinâmico e alvo de atualizações frequentes”, adiantou ao A NAÇÃO.

Jorge Barreto garantiu que “as actividades de preparação já estão em curso há já um par de meses” e que “o país tem sido elogiado a nível internacional pelo nível de organização e rapidez na preparação dos documentos necessários para a efetivação da vacinação contra a COVID-19”.

Daqui a três meses…

Relativamente ao arranque do programa de vacinação aquele responsável avançou que primeiramente é necessário reunir todas as condições e que em princípio poderá isso ser possível daqui a três meses. “Sendo um processo complexo, é preciso assegurar que todas as condições estão reunidas para que a vacinação ocorra sem percalços”.

E continua: “Prevê-se que haja condições para começar a vacinação a partir do primeiro trimestre de 2021, mas não é garantido, pois, nem todas as condições dependem da vontade do país. Contudo, vale realçar que o Governo, juntamente com os seus parceiros de desenvolvimento, está a fazer de tudo para disponibilizar a vacinação o mais rápido possível”.

Prioritários

O grupo alvo para a primeira fase de vacinação em Cabo Verde já foi definido. O objectivo, segundo o nosso entrevistado, “é vacinar as pessoas que poderão congestionar os hospitais pela maior probabilidade de desenvolverem as formas graves da COVID-19, nomeadamente as pessoas idosas e das pessoas com outras doenças de base como a hipertensão arterial e diabetes e também alguns grupos profissionais que poderão ser essenciais para uma resposta numa situação de crise sanitária, por exemplo, os profissionais de saúde, agentes da Polícia, militares, bombeiros e pessoal da Proteção Civil”.

Os outros grupos, diz Barreto, “deverão ser contemplados nas fases seguintes” seguindo o mesmo parâmetro.

Mais de 40 países já iniciaram a vacinação

De salientar que a nível internacional, mais de 40 países já começaram a aplicar vacinas contra a covid-19. O Reino Unido foi o primeiro e iniciou a 8 de Dezembro. O país foi seguido pelos Emirados Árabes, EUA, Canadá, Arábia Saudita e Israel.

De acordo com a imprensa internacional, 27 países da União Europeia passaram a aplicar a vacina no domingo, 27. Dos 43 países que já iniciaram a vacinação, 39 estão aplicando a vacina Pfizer/Biontech confiantes na sua eficiência para imunizar a população.

 

Um ano de Covid-19… em um minuto

A covid-19, ou SARS-CoV-2, já percorreu o mundo e, no intervalo de um ano, mais de 80 milhões de pessoas já foram infectadas e destes, cerca de 45 milhões tiveram a sorte de se recuperarem, ao contrário de 1, 7 milhões que faleceram. Destes números, até ao fecho desta edição do A NAÇÃO, Cabo Verde responde por 11.714 infectados sendo 11.447 recuperados e 112 mortes por covid-19.

Assim como vários outros países, Cabo Verde não estava preparado para enfrentar a situação que expôs vulnerabilidades em vários sectores, sobretudo económicos e sociais. Medidas como quarentena, estados de emergência, uso de máscaras e desinfetantes, de certeza, tão cedo não sairão da memória dos “sobreviventes por enquanto” da Covid-19.

A luz do fundo do túnel tem estado cada vez mais forte após algumas tentativas de vacinas “com sucesso”. Pfizer/Biontech tem sido “remédio santo” para a maioria dos países que já iniciaram a vacinação e correm atrás da imunidade para as suas populações. África, e Cabo Verde, por enquanto, aguarda pela sua vez de ser vacinada.

Publicada na edição semanal do jornal A NAÇÃO, nº 696, de 31 de Dezembro de 2020

PUB

PUB

PUB

To Top