O guitarrista Óscar Borges, pertencente ao conjunto Bulimundo e falecido no passado 11 de Dezembro, na França, vai hoje a enterrar na Cidade da Praia. A missa de corpo presente estava agendada para a manhã desta terça-feira, na Igreja de Nossa Senhora da Graça, no Plateau, seguida do cortejo fúnebre, no cemitério da Várzea.
O corpo de Óscar Borges foi trasladado da França, onde encontrava-se em tratamento de um cancro de próstata, segundo informações avançadas pelo jornalista cabo-verdiano radicado nos EUA, Valdir Alves.
De acordo com o seu antigo colega, o tecladista Calú d’Arquitecto, citado por Valdir Alves, está a ser agendada uma despedida musical pelo cantor Zé Mário, acompanhado pelos músicos Kako Alves, Lulan, Ulisses Português, Lobo e Metchas.
Óscar Borges substituiu o conhecido Zequinha Magra após a primeira ruptura que se deu no conjunto Bulimundo. Com o grupo, gravou os álbuns “Êxodo”, “Compasso Pilon”, “Na Kal ki bu ta Linha” e “Tanderia ka ta cai”, tendo sido o director musical dos dois últimos álbuns na ausência do engenheiro Carlos Alberto Martins Catchás, líder do grupo.
Borges é autor do tema “Bruxa de Santiago”, interpretado por Ibrantino Costa, aquele que passou a ocupar o lugar do falecido cantor Zequinha.
O guitarrista deixa um número expressivo de seguidores do seu estilo, mas também amigos que o admiravam enquanto pessoa e enquanto director da Direcção Geral do Comércio, antes de se aposentar.