Recusa inicial do ainda Presidente dos EUA – Estados Unidos da América – tinha deixado milhões de Norte-americanos sem medidas de apoio ao desemprego.
Um suspiro de alívio para milhões de americanos.
Donald Trump – de acordo com o portal pt.euronews.com – voltou atrás na decisão e assinou o pacote de estímulos económicos para fazer face à situação de Pandemia nos Estados Unidos.
O ainda Presidente tinha começado por devolver o documento ao Congresso, situação que deixou, temporariamente, milhões de pessoas sem ajudas para o desemprego.
Trump já tinha criticado o pacote de estímulos, por considerar que 600 dólares de apoio não eram suficientes para os Norte-americanos, apelidando mesmo o pacote de 900 mil milhões de dólares “uma desgraça”.
Mesmo assim, acabou por promulgar o Projecto de Lei, dizendo ser sua responsabilidade proteger as pessoas da crise económica. Pediu, ainda, ao Congresso, que alterasse o valor de 600 para dois mil dólares e cortasse os gastos supérfluos.
A recusa inicial de Trump tinha levado o Presidente Eleito, Joe Biden, a acusá-lo de “abdicar das suas responsabilidades” e mesmo os Republicanos o avisaram que se insistisse, seria lembrado pelo caos e miséria que tinha infligido à população.
Com este volte-face, os subsídios ao desemprego que tinham sido suspensos foram repostos. Quanto ao aumento no valor, ainda terá de ser discutido no Congresso.