Anabela Sanches Silva – São Miguel
O Natal deste ano não vai ter nada de especial. Devido à pandemia da covid-19 perdi o meu trabalho, a minha casa e a minha vida sofreram uma grande viravolta. O Natal costumava ser uma época maravilhosa, fazia a todos sonhar com novos começos, acreditar na sua realização.
Este ano, não consigo ver a sua magia. O meu Natal será celebrado apenas com um almoço familiar, uma vez que não existem muitos motivos para comemorar. Mesmo assim, desejo a todos um feliz e santo Natal e que o ano novo venha a ser melhor que este e renove a esperança e a fé.
Solângela Tavares “Xila” – São Salvador do Mundo
O Natal é sempre uma grande festa, dia de celebrar. Mas, este ano, devido a esta pandemia, não posso ir à casa de todos os meus familiares ou sair para passear. Vou ter de reduzir o número de pessoas com quem comemorar e ficar limitada à minha casa e à ceia de Natal.
Mesmo com todos estes condicionantes, desejo a todos um feliz Natal e que este dia nos traga esperança, força e fé para enfrentarmos esta pandemia e recebermos o novo ano com muita euforia, livres do coronavírus.
Heila Oliveira – Porto Novo
Este ano, o clima natalício com certeza está sendo diferente para todos nós, mesmo os que não sentiram directamente os efeitos desta pandemia. Não há como ficar indiferente a esta crise que assola o mundo.
Perante as mortes, perante as pessoas que perderam o seu sustento, perante as grandes oportunidades que perdemos, enfim, será um Natal de reflexões, de repensarmos os nossos actos, os nossos estilos de vida e comportamento perante o próximo.
Adilson Jair Teixeira Monteiro – Santa Catarina
Natal é tempo de junção e comemoração com a família, mas este ano tudo vai ser diferente visto que temos de respeitar as regras sanitárias e não fazer aglomeração de pessoas. As celebrações são feitas de forma estranha, com máscaras e álcool-gel e sem a tradicional ceia natalícia.
Diante deste cenário de pandemia devemos ser mais humildes uns com os outros, mas também responsáveis, cumprindo com as regras sanitárias no intuito de evitar ainda mais a propagação do vírus da covid-19.
Samise Furtado – Vila Nova, Praia
O meu Natal vai ser diferente em todos os termos: não vai ter reunião com todos os meus familiares e por isso vou fazer a ceia em minha casa com o meu filho. O que difere o Natal de 2020 é que tudo vai ser restrito, como sair à rua e fazer compras e passear nos lugares públicos para ver os enfeites natalinos da cidade.
Natal para mim significa união, alegria e paz, mas também para reforçar a nossa fé. A minha mensagem para essa época é que reflitamos sobre os nossos actos, plantando generosidade e amor, pois a covid-19 mostrou a nossa fragilidade de uma forma cruel e desesperadora.
Hilton De Pina – Assomada
Este ano o Natal não vai ser o mesmo. A principal diferença tem a ver com o modo de comemoração (Ceia de Natal). Aproveito para apelar a todos que reflitam um pouco sobre o cenário que se vive de maneira que reine a paz, amor, harmonia, empatia e a solidariedade entre nós e sejamos mais humildes uns com os outros.
Lúcio Cruz – Ponta d’Agua, Praia
Para mim, o Natal 2020 não vai ser tão diferente como nos anos anteriores, porque sempre passo a noite com a minha família mais próxima, então a pandemia não vai ter tanto impacto nessa data, excepto pelo facto de ficar afastado dos meus amigos.
Natal é momento de reunião e união de famílias para a ceia, longas conversas, troca de presentes e, para os mais religiosos, a época de celebração nas Igrejas.
Deixo uma mensagem de conforto para aqueles que perderam os seus entes queridos por causa da covid-19 . Aos demais peço que agradeçam e comemorem pelos obstáculos ultrapassados e faço votos para que no próximo ano a situação melhore.
Jaílza Ramos – Assistente Social, Mindelo
Este ano, o Natal este ano vai ser muito diferente, mas vou continuar com alguns hábitos, como a reunião familiar, mas em número restrito, ceia familiar segura e dar um passeio para mostrar aos meus filhos as ruas iluminadas.
Diante desta pandemia, o risco existe e é preciso tomar cuidado. É importante tomar medidas de prevenção e a primeira é tentar fazer tudo com poucas pessoas.
Para mim, o Natal significa alegria, esperança, amor, união, solidariedade, partilha e abraços. É também a época do ano que mais gosto e aguardo ansiosamente.
Hernany Santos – Porto Novo
O meu Natal vai ser em casa com um jantar entre família. Normalmente, o jantar é entre vários familiares e agora vai ser mesmo restrito. Antes, depois do jantar saímos para passear e desta vez não.
Temos constatado que o número de casos tem vindo a diminuir nos últimos dias. Que façamos um esforço no sentido de evitar fazer grandes aglomerações e festejos. Daqui a poucos meses regressaremos à normalidade, visto que as vacinas já estão a ser distribuídas.
Publicado na edição semanal do jornal A NAÇÃO, nº 695, de 24 de Dezembro de 2020