PUB

Covid-19

Mensagem de Natal: PM garante vacinação universal, gratuita e facultativa contra covid-19

O primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, garantiu hoje, na sua mensagem de Natal, que o Plano Nacional de Vacinação contra a covid-19, que já foi aprovado, será universal, gratuita e facultativa. “Estamos a envidar esforços para iniciar a vacinação no primeiro trimestre do próximo ano”.

“É uma janela de esperança que se abre para a retoma e o relançamento da economia e da vida social normal. A economia voltará a crescer e a criar empregos”, enfatiza.

O chefe do Governo considera que, depois de quatro anos de emergências provocadas pelas secas e pela pandemia da COVID 19, os cabo-verdianos merecem que os próximos anos sejam diferentes e melhores para todos.

“Tenho confiança e acredito em Cabo Verde. Tenho a confiança que juntos iremos abrir um novo ciclo de vitórias, conquistas e prosperidade para todos”, realça Ulisses Correia e Silva, sublinhando que “já demos, por inúmeras vezes na nossa história, demonstrações de força e de superação”.

Para além da pandemia da covid-19, o primeiro-ministro lembra os três anos consecutivos de seca severa, “com impactos sobre a produção, o emprego e o rendimento no mundo rural. Mobilizamos recursos e implementamos um programa de mitigação que ajudou os agricultores, os criadores de animais e as famílias”.

Neste ano da pandemia da covid-19, o chefe do Governo afirma que “mobilizamos recursos e implementamos programas de proteção da saúde, do emprego, do rendimento e das empresas. Protegemos e estamos a proteger os cabo-verdianos no momento mais difícil das nossas vidas e da vida do país”.

“Ninguém bem-intencionado pode negar, minimizar ou desvalorizar os impactos sanitários, económicos e sociais da pandemia da covid-19. São graves nas finanças públicas e na economia do país e produzem impactos intensos e rápidos no emprego, nas empresas e nos rendimentos das pessoas”, sublinha.

O chefe do executivo garante que conhecem bem as dificuldades porque passam muitas famílias e que “por isso, não parámos de proteger. Por isso, aprovamos um conjunto de medidas adicionais dirigidas às famílias mais pobres, como o alargamento do Rendimento Social de Inclusão; alargamento da reabilitação de casas; perdão de dívidas para permitir a religação de água e eletricidade; e isenção de taxas moderadoras de saúde”.

“Continuamos a proteger as empresas e o emprego através do lay-off simplificado, de moratórias, de linhas de crédito e de medidas específicas para determinados setores como os transportes, a restauração, o alojamento e produção cultural, setores fortemente afetados pelas restrições impostas pela pandemia”, realça.

Ulisses Correia e Silva iniciou a sua mensagem de Natal lembrando que “ainda estamos a lutar contra a covid-19 e que, por isso, estas quadras festivas não serão como outrora. “A necessidade de mantermos o distanciamento físico ainda nos impede de celebrarmos e de confraternizarmos como fazíamos antes, com festas, abraços e beijinhos”.

PUB

PUB

PUB

To Top