O Embaixador do Japão em Cabo Verde, Arai Tatsuo, e a Presidente da Organização das Mulheres de Cabo Verde (OMCV), Idalina Freire Gonçalves, assinaram um contrato de doação para o financiamento do Projecto de Reabilitação e Ampliação do Centro de Promoção da Mulher em Tarrafal de Santiago.
O acordo de financiamento no valor de 81 mil 427 euros foi assinado na segunda-feira, 21, numa cerimónia virtual por videoconferência, na presença do Conselheiro do Ministro-Adjunto do Primeiro Ministro para a Integração Regional para questões de descentralização, Florentino Tavares, e do embaixador Arai Tatsuo.
Segundo nota de imprensa, esta doação aconteceu no âmbito da Assistência Japonesa para os Projetos Locais – APL e permitirá a reforma e a ampliação do prédio já existente do Centro de Promoção da Mulher. Vai ainda “melhorar significativamente as condições de trabalho e da vida quotidiana das mulheres, permitindo-lhes desenvolver as suas actividades, incluindo a formação e o desenvolvimento nas mais diversas áreas”.
O montante servirá também para a construção de uma biblioteca no mesmo espaço, tendo em conta a sua importância, “um poderoso instrumento de promoção social e econômica, pois permitirá, por meio de um ensino de qualidade num ambiente adequado, para uma melhor gestão da vida profissional”.
De realçar que a Embaixada do Japão já financiou 67 mil 718 euros para o Projecto de Reabilitação do Centro de Promoção da Mulher de Porto Novo, na ilha de Santo Antão, acreditando que “as mulheres desempenham um papel muito importante no desenvolvimento da nação porque trabalham para o benefício da comunidade, tanto no seio da família como na sociedade, para o bem-estar de todos”.
A nível nacional, o Japão coopera com Cabo Verde para o desenvolvimento econômico e social das ilhas em diversas áreas, além de outras iniciativas para o desenvolvimento humano.