PUB

Desporto

Retoma do futebol prevista para fevereiro de 2021

Campeonatos regionais retomados em fevereiro e campeonato nacional, na ilha do Sal. Esta é proposta saída da Assembleia Geral Ordinária, realizada, este sábado, entre a Federação Cabo-verdiana de Futebol (FCF) e as Associações Regionais.

Antes da retoma efetiva dos campeonatos, a FCF deverá reunir-se com o Instituto do Desporto e da Juventude (IDJ) e com as autoridades de saúde para solicitar a flexibilização das medidas sanitárias em algumas regiões do país.

Além disso, a organização deverá arcar com alguns dos custos associados à realização das provas regionais, esclareceu Mário Semedo, presidente do órgão máximo do futebol no país.

“A federação vai assumir algumas das responsabilidades para a retoma. Apoiar financeiramente todos os clubes e vamos assumir as despesas com a organização dos jogos, nomeadamente o policiamento e a arbitragem em todas as associações que decidirem avançar com as competições”.

A proposta para a retoma das competições exige a realização das provas sem público, pelo que não haverão receitas e as associações podem sentir algumas dificuldades. Neste sentido, Mário Semedo garantiu que a FCF vai assumir o pagamento das despesas decorrentes da organização dos jogos.

Os campeonatos regionais deverão regressar em fevereiro, e as associações que optarem por participar terão três meses para apurar os seus respetivos campeões, sob pena de não participarem na prova nacional, agendado para maio de 2021, na ilha do Sal.

“A retoma poderia ser feita a partir do mês de fevereiro, em termos do início das provas e campeonato nacional de futebol seria disputado no final de maio, na ilha do Sal, onde existem as condições de infraestruturas e logísticas”, explicou Semedo.

O presidente da FCF acrescentou, ainda, que a competição seria num “modelo concentrado”, ou seja, onde todos os campeões de cada região desportiva iriam disputar o título na ilha do Sal, palco, igualmente, do Campeonato Nacional em Futebol feminino e o do Interilhas, também em feminino.

Na Assembleia Geral Ordinária, realizada, este sábado, foram aprovados, por unanimidade, o orçamento e o plano de atividades para 2021, e foi decidido que a FCF irá apoiar os escalões de formação com materiais desportivos.

C/RCV

PUB

PUB

PUB

To Top