O MpD – Movimento para a Democracia -, Partido que sustenta o Governo, propõe que as próximas Eleições Legislativas sejam realizadas no mês de Abril de 2021, enquanto a maior formação política da Oposição – o PAICV, Partido Africano da Independência de Cabo Verde -, contrapõe com Março.
A proposta do MpD foi feita, nesta quinta-feira, 17, pela secretária-geral desse Partido, Filomena Delgado, numa audiência com o Presidente da República – PR -, Jorge Carlos Fonseca.
“A nossa proposta foi para que o Presidente escolhesse uma data no mês de Abril, para que houvesse mais tempo para que se efectuasse o Recenseamento Eleitoral”, avançou à Imprensa, Filomena Delgado, lembrando que o Recenseamento “está atrasado”.
Por seu turno, o PAICV aponta finais de Março como data para a realização das próximas Legislativas.
A líder do Partido, Janira Hopffer Almada, apelou, à saída da audiência com o PR, para a elaboração de um Processo Eleitoral “com muita transparência”, sobretudo, para permitir a participação de todos os cabo-verdianos, “sem condicionamento” e de forma livre.
“Acreditamos que faz sentido essa auscultação, embora, na nossa perspectiva, as Eleições deverão ser de acordo com os depósitos legais, e considerando o mandato Presidencial, nos finais do mês de Março”, sustentou.
Janira Hopffer Almada disse, também, estar preocupada com o Recenseamento no Estrangeiro, alegando ter informações, de várias partes do Mundo, onde existem comunidades cabo-verdianas, “com recenseamento muito atrasado”.
No período da manhã do mesmo dia, Fonseca ouviu, também, presencialmente, os líderes do PSD – Partido Social Democrático -, e do PP – Partido Popular -, respectivamente, João Além e Amândio Barbosa Vicente.
António Monteiro, presidente da UCID – União Cabo-Verdiana Independente e Democrática -, ~também foi auscultado pelo PR, por vídeo-conferência, a partir da Ilha de São Vicente, na manhã de quinta-feira.