A Associação espanhola “África Avanza” passa a distribuir, diariamente, 150 refeições quentes, às famílias mais desfavorecidas da Cidade de Sal-Rei – a Capital da Ilha da Boa Vista.
A Colectividade espanhola – segundo anunciou, a Página “Boa Vista no Ar” -, em parceria com o Grupo Hoteleiro Riu e a Câmara Municipal local, alargou o seu Programa de Solidariedade Social à Ilha da Boa Vista, onde pretende distribuir, diariamente, 150 refeições quentes às famílias mais desfavorecidas.
Para Iñaki Gascón, fundador e presidente da “África Avanza”, o acto solidário é uma forma de minimizar as dificuldades de muitas famílias, que perderam os meios de sustento, com o surgimento e propagação da Pandemia de COVID-19.
As refeições quentes são entregues de segunda a sexta-feira, entre as 12 às 13 horas, no Centro de Dia, em Sal-Rei.
As primeiras refeições foram distribuídas sexta-feira, 18, no mesmo horário.
Cada refeição tem o máximo de 500 gramas, com uma ementa composta por “arroz com tudo”, cachupa, lentilha e frango, acompanhados por uma peça de fruta e de pão.
Nesta que é a primeira fase do Projecto, a Associação prevê abranger quatro mil beneficiários – todos em Sal Rei -, para, a partir de Janeiro, ser alargado a outros povoados da “Ilha das Dunas”.
A vereadora da Acção Social, Fabienne Oliveira – citada pelo “Boa Vista no Ar” -, agradeceu a parceria com a “África Avanza” e com o Grupo Riu, garantindo que a Edilidade “está totalmente engajada no êxito do Projecto, a bem de todas as famílias boa-vistenses”.
A primeira parada em Cabo Verde – da “África Avanza” -, foi há oito anos, na ilha do Sal, onde aColectividade promove programas médico-solidários, tendo já realizado mais de mil e 200 cirurgias gratuitas.
Agora, na “Ilha de Cabrêr”, a Organização Não-Governamental tenciona, também, realizar uma missão de médicos-solidários, com consultas de ginecologias, pediatria e de médicos de família.