PUB

Diáspora

Faleceu Camilo Abu Raya: Conhecido comerciante, desportista e activista da Regionalização

O presidente da Associação do Grupo de Reflexão para a Regionalização de Cabo Verde (AGRR-CV), Camilo Abu-Raya, morreu nos Estados Unidos da América – EUA -, aos 76 anos, vítima de doença prolongada.

A morte de Camilo Abu-Raya aconteceu na quinta-feira, 17, e foi confirmada à Inforpress por João do Rosário, que também pertencia à AGRR-CV, e pela Associação Académica “Micá” do Mindelo  – na Ilha de São Vicente -, de que Camilo fez parte, primeiro como atleta, depois como dirigente.

Camilo Abu-Raya era descendente de bravenses e pertencia a uma destacada família do Ramo Comercial, em São Vicente.

Além do Comércio, foi activista em várias áreas e destacou-se na defesa da Regionalização de Cabo Verde.

Aos 16 anos emigrou-se para Portugal, depois, para Holanda e seguiu para os EUA, onde desempenhou cargos de direcção nas associações cabo-verdianas locais.

De regresso a São Vicente, dedicou-se à vida comercial, mantendo a tradição da família.

Foi, também, desportista, tendo se destacado no Futebol e no Golfe, inclusive como dirigente da Academia e do Club de Golf de São Vicente.

Em 2013, Camilo Abu-Raya foi co-fundador da Associação Grupo de Reflexão para Regionalização de Cabo Verde, de carácter apolítico.

O Colectivo, com sede no Mindelo e legalizado com base na Lei das Associações, teve como propósito ser um espaço de cidadania, que aposta na “promoção e divulgação” da Descentralização e formação de Regiões Político-Administrativas do Arquipélago.

A Associação Académica do Mindelo já lamentou a “partida” do seu ex-atleta e antigo dirigente. “A Académica do Mindelo está de luto. Foi com profunda tristeza que a família ‘Micá’ recebeu a notícia do falecimento do Sr. Camilo Abu-Raya, ex-atleta e ex-dirigente”, manifestou, salientando que o malogrado “sempre viverá nas lembranças que deixou”.

PUB

PUB

PUB

To Top