O polaco Robert Lewandowski e a holandesa Lucy Bronze conquistaram os prémios The Best, de melhor jogador e jogadora do ano, entregues, quinta-feira, 17, pela Federação Internacional de Futebol Associado (FIFA).
Lewandowski, atacante do Bayern de Munique, derrotou o argentino Lionel Messi (Barcelona) e o português Cristiano Ronaldo (Juventus de Torim) na votação, após uma temporada de sonhos em que conquistou a dobradinha na Liga e na Copa da Alemanha , bem como o título da Champions League ao vencer o francês Paris Saint-Germain pela coroa na bolha de Lisboa.
O atacante de 32 anos terminou como artilheiro em todas as três competições e guiou a Polónia no processo de qualificação rumo ao Euro 2021 que, entretanto, foi adiado.
Este prémio se junta ao conquistado em Outubro, quando ele recebeu o prémio de Jogador do Ano da União das Federações Europeias de Futebol 2019-20.
O polaco também aparece no 11 da Federação Internacional de Futebolistas Profissionais e FIFA, onde que se destacam o brasileiro Alisson Becker (Liverpool), o inglês Alexander-Arnold (Liverpool), o holandês Virgil Van Dijk (Liverpool), o espanhol Sergio Ramos (Real Madrid) e o canadense Alphonso Davies (Bayern de Munique).
O alemão Joshua Kimmich (Bayern de Munique), o belga Kevin De Bruyne (Manchester City), o espanhol Thiago Alcántara (Bayern de Munique / Liverpool), Messi e Cristiano completam a lista.
Holandesa Lucy Bronze, a melhor jogadora
Por sua vez, a holandesa Bronze, defesa do Manchester City, recebeu a distinção de melhor jogadora de 2020, depois de contribuir de forma especial para o quinto título consecutivo do Olympique Lyon na Liga dos Campeões da Europa, além de conquistar os títulos na Campeonato de França e a Taça daquele país.
Lucy Bronze venceu a dinamarquesa Pernille Harder, a atacante inglesa do Chelsea que jogou pelo Wolfsburg (Alemanha) nas temporadas anteriores, e a francesa Wendie Renard, capitã do Olympique Lyon.
Manuel Neuer, o melhor guarda-redes
O alemão Manuel Neuer (Bayern de Munique) levou o prémio The Best como o melhor guarda redes da época 2019-2020.
Aos 34 anos, Neuer foi um dos arquitetos dos títulos do time da Baviera na Liga dos Campeões, Bundesliga e Copa da Alemanha, além da Supertaça do seu país e da Europa, somando um total de cinco títulos numa campanha marcada pela Covid-19 e pela ausência de público nas arquibancadas.
Heung-min Son, prémio melhor golo e Klopp, melhor treinador
O atacante sul-coreano Heung-min Son (Tottenham) recebeu o prémio Puskas pelo melhor golo da campanha 2019-2020, o alemão Jurgen Klopp, do Liverpool FC, o prémio de melhor treinador, e a treinadora nacional holandesa de futebol, Sarina Wiegman, o troféu para o melhor estrategista.
Homenagem a Maradona
A gala The Best da Federação Internacional das Associações de Futebol (FIFA) realizada, quinta-feira, 17, para entrega dos prémios dos melhores do futebol na temporada 2019-2020 também homenageou o argentino Diego Armando Maradona, recentemente falecido, com imagens dos golos do El Pibe contra a Inglaterra na Copa do Mundo de 1986 no México.