Com o alargamento dos horários de atendimento ao público, os serviços aduaneiros pretendem satisfazer a demanda das encomendas e das importações, durante a época festiva.
A informação foi avançada esta terça-feira, 15, pelos responsáveis da Alfândega da Praia aos membros do grupo parlamentar do Movimento para a Democracia (MpD), que visitaram os serviços aduaneiros e a Empresa Nacional de Administração dos Portos (Enapor).
Em declarações à imprensa Filomena Gonçalves, membro do grupo parlamentar do MpD, avançou que o alargamento dos horários já está em vigor.
Assim sendo, durante a quadra festiva, a Alfândega da Praia passa a fechar portas às 17 horas, além disso, os utentes que lá estiverem após esse horário devem ser atendidos normalmente. Já nos sábados, os serviços aduaneiros devem funcionar até às 13 horas.
“No sábado passado trabalharam até às 13 horas e neste pretendem fazer a mesma coisa. Estão numa constante adaptação e havendo a necessidade de se fazer algo para facilitar todo o processo para que todos possam ter as suas encomendas antes das festas, [os serviços aduaneiros] tudo farão para que isso aconteça”, afirmou Filomena Gonçalves.
À semelhança do que acontece na cidade da Praia, os serviços aduaneiros em Mindelo devem alargar o horário de funcionamento durante o mesmo período.
Com a visita, os parlamentares do MpD pretenderam se inteirar do processo de desembaraço das mercadorias na Alfândega da Praia, após os investimentos feitos para agilizar os despachos aduaneiros.
“Deslocámo-nos à Alfândega, à Enapor e pretendemos visitar a Guarda Fiscal, para nos inteirarmos, sobretudo nessa quadra festiva e num ano atípico, principalmente dos despachos das pequenas encomendas, com a instalação dos scanners. Sabemos que está em curso o processo de informatização da Enapor”, explicou a parlamentar.
Além disso, os membros do grupo parlamentar do MpD procuraram perceber se os incentivos “dados aos operadores” têm “impacto” na importação e, ainda, como está a tramitação dos processos para o desembaraço das encomendas.
C/RCV