PUB

Mundo

UE/Reino Unido: Negociações do “Brexit” continuam sem solução à vista

Boris Johnson e Ursula Von der Leyen concordaram em continuar discussões sobre Acordo Comercial pós-“Brexit”, mas o clima é de cepticismo.

Mais um prazo esgotado e o “Brexit” continua a ser negociado. Apesar do ambiente de cepticismo, Boris Johnson, Chefe do Governo do Reino Unido e Ursula Von der Leyen , presidente da Comissão Europeia, concordaram em extender as negociações sobre as futuras relações comerciais entre o Reino Unido e a União Europeia.

Segundo o portal pt.euronews.com, o chefe negociador do Bloco Comunitário, Michel Barnier, deve fazer, esta segunda-feira, 14, o ponto da situação com os representantes dos Vinte e Sete Estados-Membros em Bruxelas, a pouco mais de 15 dias da saída do Reino Unido do         Mercado Único e da União Aduaneira Europeia.

Mas os pontos da discórdia, com a questão das pescas na primeira linha, continuam presentes.

O que queremos é um bom Acordo, que respeite os princípios de ‘fair play’ económico, bem como os princípios de governação. O que significa isso? Na eventualidade de um litígio, que pode existir quando há um Acordo, temos de ter a certeza que podemos resolvê-lo. É um dos pontos difíceis e que também é alvo do debate”, manifesta Charles Michel, presidente do Conselho Europeu.

Apesar de admitir que o falhanço das negociações é o cenário mais provável, o Primeiro-Ministro britânico, Boris Johson, concordou com a presidente da Comissão Europeia em dar continuidade às negociações, em curso desde Março e que deveriam ter terminado este domingo, 13.

Sem nova data anunciada, o dia 31 de Dezembro é o prazo final oficioso. Sem nenhum dos lados parece querer assumir responsabilidade pelo falhanço, o que é certo é que a falta de consenso será prejudicial de ambos os lados do Canal da Mancha.

PUB

PUB

PUB

To Top