Operação “Warp Speed” pretende vacinar 20 milhões de pessoas até fim de Dezembro.
Já saíram dos armazéns da Pfizer no Michigan, milhões de doses de vacinas anti-COVID-19 que chegam aos hospitais e a outros pontos de distribuição nos Estados Unidos da América – EUA.
É uma operação gigantesca – destaca pot.euronews.com -, que marca o início da maior campanha de vacinação alguma vez lançada em solo Norte-Americano. Gigantesca e, ao mesmo tempo, delicada, porque as vacinas devem ser armazenadas a 70 graus negativos e a cadeia de frio não pode ser quebrada.
A vacina, aplicada em duas doses, terá 95 por cento de eficácia contra a COVID-19 e foi a primeira a ser aprovada nos EUA. É o resultado de uma colaboração entre a Farmacêutica Norte-Americana Pfizer e a alemã BioNTech. também recebeu aprovação no Canadá, Reino Unido, Bahrein e na Arábia Saudita.
A vacina já chegou a, aproximadamente, 145 locais e vai chegar a mais zonas ao longo da semana.
O secretário de Saúde dos Estados Unidos, Alex Azar, visitou um centro de operações, no começo desta Operação, apelidada de “Warp Speed”, que ambiciona um processo de vacinação em alta velocidade.
A primeira entrega da vacina da Pfizer/BioNTech vai chegar a, aproximadamente, três milhões de pessoas. Os lares de idosos são a prioridade neste Programa de Vacinação, que tem como objectivo imunizar 20 milhões de pessoas no total, até ao final de Dezembro.