As autoridades marítimas iniciaram, na tarde deste sábado, 12, o processo de descarga do navio Deimos, encalhado em 13 de Novembro, à saída do porto dos Cavaleiros, em São Filipe.
O processo que começou ontem, por volta das 15:30, tem como finalidade a retirada de mais de mil toneladas de carga do navio, nomeadamente, cimento, cimento-cola, ferro e telhas.
Conforme avançou hoje à RCV, a retirada da carga começou por ser feita através de um pontão, com a capacidade para dez toneladas, e rebocada por um bote, contudo, as autoridades estão a preparar um pontão maior que suporta até trinta toneladas.
Sem data marcada para a conclusão, o trabalho de remoção deve estender-se, ainda, durante esta semana.
É de salientar que antes já foram retiradas cerca de setenta toneladas de combustível limpo, mais de trinta toneladas combustível sujo e água oleosa do navio.
Com essas descargas, pretende-se tornar o navio mais leve para facilitar a operação de desencalhe, que igualmente, não tem uma data definida
O navio Deimos, com bandeira do Panamá, encalhou a 13 de Novembro, minutos após deixar o porto do Vale dos Cavaleiros, na ilha do Fogo.