A importação de veículos eléctricos passará, a partir de 2021, a ser mais barata. A medida está inserida nos incentivos de mobilidade eléctrica, aprovados no Parlamento – Assembleia Nacional -, em sede do debate, na especialidade, do Orçamento de Estado para o próximo ano.
Na medida, que também abarca os veículos de duas rodas, ficam isentos de Imposto Sobre o Valor Acrescentado – IVA -, Imposto Sobre o Consumo Especial, direitos de importação e impostos aduaneiros de veículos eléctricos.
A importação de recargas de baterias para veículos eléctricos, em estado novo, incluindo os seus conectores, protecções, cabos de ligação e contadores, destinados ao carregamento do veículo, também, ficam isentos de impostos.
O vice-Primeiro-Ministro e ministro das Finanças, Olavo Correia, entende que é preciso dar um salto para a mobilidade eléctrica total.
Neste sentido, o parqueamento de carros eléctricos fica, também, isento de pagamento e o Governo compensará as câmaras municipais pela perde de receitas.
A importação de veículos híbridos fica excluída de isenções.