Carla Lima – jornalista da RCV e antiga presidente da AJOC
O contributo que a AJOC deu e continua a dar para a afirmação da classe jornalística, para a liberdade de Imprensa e para a construção da democracia cabo-verdiana, é inestimável.
Além dos desafios diários que os jornalistas enfrentam, neste momento, a nossa associação tem o desafio da profissionalização dos seus dirigentes para que possa ter uma melhor prestação para os jornalistas.
Luís Carvalho – Jornalista da Inforpress
A nossa associação sindical tem sido uma guardiã, sempre na linha da frente quando se trata da defesa dos interesses dos jornalistas, principalmente a liberdade de Imprensa e de expressão. Neste caso, penso que uma das correcções que devem ser introduzidas é no sentido de estar ainda, cada vez mais perto dos jornalistas.
Dei o meu contributo para a AJOC quando fazia parte da direção numa altura em que a associação estava moribunda e conseguimos pô-la de pé de novo. Aos jornalistas aconselho a investirem no jornalismo investigativo.
Brígida Morais – Rádio Nova
Acredito que muito mais poderia ser feito em prol dos jornalistas. O sindicato deveria intervir no processo da atribuição da carteira profissional aos colegas que já terminaram o estágio profissional e ajudar na estipulação de um salário-base para os jornalistas.
A criação da AJOC permitiu defender os trabalhadores e salvaguardar a liberdade de Imprensa, a ética e deontologia. Enquanto profissional, estou atenta aos posicionamentos e pago regularmente a minha cota mensal à associação. Peço que os jornalistas tenham força para se posicionarem e que não se esqueçam dos seus deveres e direitos como profissionais.
Daniel Santos – Antigo jornalista e co-fundador da AJOC
A AJOC tem um papel muito importante na consolidação da democracia em Cabo Verde, na expansão da liberdade de pensamento, expressão, e eu, como como um dos seus fundadores, sinto-me muito satisfeito ao ver que o seu contributo tem sido importante para o desenvolvimento de Cabo Verde.
Deixo um desafio aos jornalistas: que façam o jornalismo de investigação, porque é uma grande lacuna que temos e que deve ser preenchida.