A resposta rápida é mais um novo Programa criado pela USAID (United States Agency for International Development – Agência dos Estados Unidos da América para o Desenvolvimento Internacional), para apoiar e co-financiar iniciativas privadas de mitigação dos impactos económicos da COVid-9 em Cabo Verde.
A USAID disponibiliza a Cabo Verde, um milhão e 80 mil dólares, destinadas a co-financiar iniciativas privadas de mitigação dos impactos económicos de COVID-19, na modalidade de subvenções.
Cada subvenção deve situar-se entre os cem mil e os 500 mil dólares.
Segundo a RCV (Rádio de Cabo Verde), a Embaixada dos Estados Unidos da América (EUA) em Cabo Verde descreve que a verba provém do Fundo de Apoio Económico, antes, atribuído a Cabo Verde, pelo Governo dos EUA, de, aproximadamente, um milhão e meio de dólares.
O auxílio da USAID será atribuído em regime de co-financiamento, devendo o valor total de cada investimento ser partilhado entre as partes, em igual percentagem.
Finanças, turismo, tecnologia de informação, agricultura, pesca, produção e transformação, transporte e energia renováveis, são os sectores elegíveis no âmbito do Program