Movimento para a Democracia (MpD) considera Amadeu Cruz, para Ministro da Educação e Fernando Elísio Freire, para a pasta da Família e Inclusão Social, as melhores soluções perante o pedido de demissão de Maritza Rosabal
Para Filomena Delgado, Secretária Geral do MpD, o Governo adoptou as melhores soluções para colmatar a saída da ex-ministra da Educação, Família e Inclusão Social, Maritza Rosabal, que alegou razões pessoais para abandonar o cargo.
“A solução encontrada pelo Primeiro-ministro foi entendida como a melhor solução. Havendo um Secretário de Estado da Educação, alguém que já está por dentro das questões relativa à política de educação definida por este Governo, o Secretário de Estado ascendeu a Ministro da Educação e a pasta da Família e Inclusão social foi atribuída a Fernando Elísio Freire”, declarou Filomena Delgado, que encara esse ajuntes com “naturalidade”.
Conforme a Setária Geral, neste contexto de pandemia em que o país está numa crise económica e social ter-se-á de dar uma “máxima atenção” ao sector da inclusão social, assim como a educação.
Tendo em conta que o último ano lectivo terminou mais cedo, e o presente ano começou mais tarde do que o habitual, Delgado alerta que deve-se ter todos “os cuidados a ter neste momento”.
“As turmas estão com horários reduzidos. Espera-se de facto que os dois ministros que terão estas responsabilidades dêem a máxima atenção e tenham colaboradores também que estejam a altura dos desafios que se colocam”, frisou.
Além disso, para Filomena Delgado, mesmo com o acumulo de pastas pelo Fernando Elísio Freire, que é Ministro da Presidência do Conselho de Ministros e dos Assuntos Parlamentares, Ministro do Desporto, e agora Ministro da Família e Inclusão Social, ele terá as condições para exercer as funções, pois contará com o Secretario de Estado e com o Instituto do Desporto da Juventude para auxiliá-lo.
“No desporto, a parte da execução não é exclusivamente do Governo. Há as federações, as associações que trabalham com o sector do desporto, competindo ao Governo a parte política. Para além disso, há um Secretário de Estado que trabalha com o Ministro Frenando Elísio, que poderá ter algumas responsabilidades a nível do desporto. Há o Instituto da Juventude e do Desporto que contribuirá para que o ministro tenha as condições para exercer essas funções”, concluiu a Secretária Geral.
C/RCV