Cabo Verde já reúne as condições para fazer a retoma segura das actividades desportivas e turísticas, considera o ministro do Estado e dos Assuntos Parlamentares e ministro do Desporto, Fernando Elísio Freire, que está de visita a Santo Antão, no âmbito da segunda edição do Cabo Verde Triangle Trail (CVTT).
O ministro chegou a esta conclusão após “uma caminhada muito agradável e participada” que, segundo diz, demostra que o país está preparado para a retoma.
“Encontramos no caminho muitos turistas a fazerem as suas trilhas. O caminho apresenta boas condições. E é isto que é importante neste tipo de eventos, para que as pessoas se sintam seguras, sobretudo, num momento de pandemia”, escreveu o ministro, na sua página oficial do Facebook.
Para Elísio Freire, que agora tutela também o Ministério da Família e Inclusão Social, Cabo Verde tem uma potencialidade enorme no desporto das montanhas, principalmente, na ilha de Santo Antão, “um dos lugares mais competitivos do mundo para esta prática”.
“A ilha de Santo Antão tem trilhas muito bem desenhadas, com boas condições, o que dá uma vantagem enorme em relação aos outros países. O que temos de fazer é promover o nosso país, vendendo a marca Cabo Verde, para que as pessoas participem, tragam riquezas e desfrutem das nossas paisagens e pratiquem atividade física”, concluiu.
A segunda edição do CVTT decorre entre os dias 4 e 6 de Dezembro na ilha das montanhas. Este sábado, 5, o atleta internacional ribeira-grandense, Eliseu Fortes, venceu a segunda etapa da prova, que decorreu no Paul, ao percorrer 30 quilómetros (Km) em 03:49.