Está confirmada a escolha de Amadeu Cruz, actual secretário de Estado para a Educação, para substituir Maritza Rosabal no cargo de Ministro da Educação, soube o A NAÇÃO de fonte interna. Já a pasta da Família e Solidariedade Social será acumulada por Elísio Freire, actual ministro de Estado, dos assuntos parlamentares e da presidência do conselho de ministros e ministro do Desporto.
Conforme avançado à tarde por este online, Amadeu Cruz substitui assim Maritza Rosabal, que segundo fontes do A NAÇÃO, terá pedido demissão do Governo, alegando razões de saúde.
Ainda segundo essas fontes, na manhã desta sexta-feira,4, Maritza Rosabal, pediu uma reunião de emergência, por volta das 11h da manhã, com todas as chefias do seu ministério.
O Governo esteve reunido em Conselho de Ministros, reunião na qual se confirmou a escolha de de Amadeu Cruz, actual secretário de Estado para a Educação, para substituir Maritza Rosabal no cargo de Ministro da Educação.
Já a pasta da Família e Solidariedade Social será acumulada por Elísio Freire, actual ministro de Estado, dos assuntos parlamentares e dapresidência do conselho de ministros e ministro do Desporto.
Recorde-se que, além das alegadas razões de saúde, tem havido uma forte pressão junto da tutela da pasta da Educação, que não teve um ano fácil devido à covid-19, mas também devido a muitos dossiers de educação pendentes, entre eles, a velha questão dos manuais escolares e várias situações ligadas à classe docente.
Ainda recentemente, a própria Lígia Fonseca, primeira dama de Cabo Verde, criticou publicamente o ministério da Educação por causa da falta de manuais escolares e sabe este online que essas críticas que tiveram uma ampla repercussão nas redes sociais, não caíram bem em vários esferas do Movimento para a Democracia (MpD), partido no poder.
O próprio semanário A NAÇÃO já tinham apontado o nome de Maritza Rosabal como uma das visadas numa eventual remodelação governamental.
Esta remodelação acontece quando faltam menos de cinco meses para as legislativas de 2021.