A Associação Regional de Futebol do Maio (ARFM) e os clubes de futebol concluíram por unanimidade, na terça-feira, que não há condições para o arranque da época desportiva na ilha.
A decisão saída do último encontro entre a ARFM e os dirigentes dos clubes é que não estão reunidas as condições, exigidas no plano de contingência, para o início do futebol no Maio. Isto, sem a ilha contar, de momento, com casos activos de Covid-19.
Esta foi decisão assumida pelos clubes, mesmo com o Conselho Nacional do Desporto, a isentar a realização de testes antes dos jogos, visando a retoma da actividade física e desportiva.
Além disso, das 12 equipas filiadas na ARFM, somente o clube Figueirense conseguiu, até à data, inscrever parte dos seus jogadores na plataforma “Cabo Verde Connect”, conforme disse à Inforpress o presidente da Associação Regional de Futebol do Maio, Manuel Oliveira.
À mesma fonte, o presidente da ARFM disse que os clubes foram informados do prazo para inscrição dos jogadores decorria até finais de Setembro. Porém, posteriormente a data limite foi alargada pela Federação Cabo Verdiana de Futebol (FCF), até 31 de Dezembro, para permitir que mais clubes e regiões desportivas finalizem o processo de inscrição dos futebolistas.
Mas, Manuel Oliveira assegurou que, caso as equipas não efectuem as inscrições no novo prazo estabelecido pela FCF, não será possível a realização das competições futebolísticas na ilha do Maio.
C/Inforpress