Santo Antão acolhe, a partir de hoje e até sábado, a 2.ª edição do Cabo Verde Traingle Trail (CVTT). A prova decorre nos municípios do Porto Novo, da Ribeira Grande e do Paul, onde participam de 520 atletas nacionais e estrangeiros
A empresa In Totum e o Instituto do Desporto e da Juventude, organizadores do evento, consideram-no um produto turístico em forma de circuito de desporto e de aventura, composto por competições de trilha (trail), de corrida (run) e de caminhada (trekking).
Com a realização do CVTT a organização pretende projectar Cabo Verde como um destino, não só de sol e mar, mas também, propício ao turismo de desporto, natureza e aventura.
Contrariamente à primeira edição em 2019, em que as provas tiveram lugar nas ilhas de Santiago, Fogo e Santo Antão, este ano realizam-se apenas nesta última, nos municípios do Porto Novo, da Ribeira Grande e do Paul.
O evento é composto por três etapas de trail (curta, longa e ultra trail) e uma caminhada, conta com cerca de 520 participantes, e ainda, com a presença de atletas nacionais e internacionais consagrados.
As actividades iniciam-se hoje, 3 de Dezembro, às 10h na Escola Secundária do Coculi, na Ribeira Grande com a realização do seminário “Desporto, Turismo e Desenvolvimento”, com a presença do Ministro de Desporto, Fernando Elísio Freire.
Tendo em consideração o contexto sanitário que país atravessa, a organização tem previstas regras específicas. Nomeadamente, a limitação do número de participantes nas diferentes actividades, assim como, horários diferentes para o início de cada prova.
Actividades e datas
A primeira etapa no dia 4, sexta-feira, na Ribeira Grande, acontece as provas de trail curto e de trail longo; uma caminhada; e a prova infantil, kids run.
A segunda etapa da prova está marcada para sábado, 5, no Paul, com o trail curto e trail longo; ainda o ultra trail; uma caminhada; e o kids run.
Já a terceira, e última etapa, acontece no domingo, 6, no Porto Novo, com as provas de trail curto e longo; uma caminhada; e o kids run.