O cinema que se faz nos países africanos de língua oficial portuguesa e no Brasil vai estar, hoje, em destaque num encontro promovido pelo Centro Cultural – Brasil Cabo Verde.
Nesse encontro, na modalidade online, participam realizadores de Moçambique, Angola, Cabo Verde e Brasil. Acrescente-se a eles um realizador nigeriano, como forma de mostrar a pujança de Nollywood, a indústria do cinema na Nigéria.
Nomes como Licínio Azevedo, de Moçambique, Fradique, de Angola, Samira Vera-Cruz e Mário Cabral, de Cabo Verde, vão ser guiados por Joel Zito Araújo, do Brasil, numa conversa sobre o trabalho que se vem fazendo em termos de cinema nesses países e os desafios que os realizadores enfrentam.
Ebeh Augustine vai falar da sua experiência pessoal da produção de filmes na Nigéria.
Esta iniciativa acontece depois do lançamento em Cabo Verde, ontem, do filme Meu Amigo Fela, do realizador brasileiro Joel Zito Araújo, e se integra nas celebrações do dia do Cinema e da Consciência Negra no Brasil.
Para quem quiser acompanhar, o encontro deste sábado, 28 de novembro, acontece a partir das 17 horas, na página do facebook do CCB-CV: www.facebook.com/ccb.cv