Os criadores de gado do Planalto Norte, no Porto Novo, em Santo Antão, já retomaram a produção de queijo fresco, que está de volta ao mercado depois de uma interrupção de vários meses, devido à covid-19.
Os criadores, através de uma nota, regozijaram-se com o facto de terem retomado a produção do queijo tradicional do Planalto Norte, depois de uma paragem de vários meses, devido às restrições impostas pela pandemia do novo coronavírus.
“Consumir esse produto nacional é também uma forma de ajudar esses criadores a sobreviverem neste tempo difícil”, refere ainda a nota.
Nesse planalto produz-se, artesanalmente, o queijo fresco com chancela de património do gosto de 2007. O queijo local foi galardoado, em 2017, com o prémio Slow Cheese Award pela Fundação Slow Food, com sede em Itália.
Os criadores de gado do Planalto Norte vão ter, até Março de 2021 uma unidade de produção de queijos, cujas obras de construção estão já em fase adiantada, conforme adianta a Associação Comunitária Luz Verde do Norte.
O projecto está orçado e, 370 contos e tem o financiamento do Sistema das Nações Unidas em Cabo Verde, através do GEF-SGP (Global Environment Facility).