Os três concelhos da ilha do Fogo e o de São Lourenço dos Órgãos, na ilha de Santiago, registaram uma taxa de incidência da covid-19 acima dos 150% nos ultimos 14 dias. Jorge Barreto, director nacional da súde alerta que “merecem uma atenção especial”
Tendo em conta estes dados Barreto considera que estes concelhos “merecem uma atenção mais especial, as equipas locais, autoridades sanitárias e seus parceiros têm essa noção e vão implementando atividades e medidas para mitigar a situação”, garantiu.
Apesar de haver uma maior incidência nestes 4 concelhos Barreto diz que “as medidas de prevenção devem continuar a ser tomadas com bastante atenção” porque não é pelo facto de um concelho estar com uma taxa de incidência muito baixa que as pessoas devem relaxar em relação às medidas de prevenção, “pelo contrario é preciso reforçar estas medidas para que a situação não volte a piorar”, aconselha Barreto.
Diminuição de mortes em Novembro
Quando se compara estes dados com os do mês de outubro Jorge Barreto afirma que se constata que o aumento de casos “não tem refletido em mortes como presenciado no mês de outubro o que é um dado positivo”.
Neste momento 17 pessoas encontram-se internadas, sendo duas em estado crítico, uma no Hospital Agostinho Neto e outra entubada no Hospital Baptista de Sousa recebendo ventilação mecânica, mas em processo de recuperação.
É de referir que o País regista até ao momento 404 casos ativos, 9791 recuperados, 104 óbitos, 2 transferidos, perfazendo um total de 10302 casos acumulados.
C/RCV