A Universidade de Cabo Verde assinala hoje, 20, o 14º aniversário da instituição. Para a reitora da Uni-CV, Judith Nascimento, o balanço é positivo, sendo que a universidade ambiciona atingir o patamar de excelência no ensino superior em Cabo Verde.
O balanço do percurso da Uni-CV, é para Judith Nascimento, “extremamente positivo”, por ter conseguido criar toda a estrutura orgânica e montar unidades orgânicas e formação, ensino e investigação.
A reitora fala em ganhos alcançados, com destaque para a democratização da universidade que, segundo diz, permite caminhar rumo a um espaço de ensino superior de referência e confiança.
A ambição é de atingir o patamar de excelência e apoiar o sistema nacional de ensino superior.
“ Nossa maior ambição é atingir o patamar de excelência e apoiar o sistema nacional de ensino superior para que o equilíbrio entre aquilo que é relevância do contributo que as instituições de ensino superior públicas e privadas conseguem dar à sociedade caboverdiana”, avança Judith Nascimento à Inforpress.
Para Nascimento, a visão institucional é que a Uni-CV consiga responder verdadeiramente às expectativas não só dos estudantes nacionais, mas também dos oriundos de outros países.
Perda de Faculdade para a UTA
A transformação da Faculdade de Engenharia e Ciências do Mar na Universidade Técnica do Atlântico (UTA) deixou a universidade com menos alunos, situação que Judith Nascimento diz contornar com a criação de mais duas faculdades.
“Esvaziando esta unidade orgânica, nós em contrapartida estamos a trabalhar dois projetos, para não só compensar esta saída, mas também dar resposta ao nicho do mercado que pensamos que está descoberto no que diz respeito ao ensino superior. Estamos a criar uma Faculdade de Ciência da Saúde, que terá sede na praia, e uma Faculdade de Administração Comunicação e Cultura, em São Vicente”, adiantou.
As comemorações dos 14 anos da universidade pública acontecem hoje em sessão solene com uma homenagem a todos os parceiros estratégicos internacionais e colaboradores internos. Será também inaugurado o novo campus do Palmarejo Grande, previsto entrar em funcionamento no primeiro trimestre de 2021.
C/Inforpress