PUB

Economia

Ação de capacitação de gestão de negócios beneficia 80 mulheres em Santo Antão

A formação enquadra-se no projeto “Rede de segurança e recuperação de rendimentos para os agregados familiares mais pobres e trabalhadoras informais em Cabo Verde” e está a ser ministrada em todos os concelhos da ilha.

Fernanda Fernandes, uma das formadoras, explica que esta ação de capacitação abrange duas formações diferentes, até ao dia 1 de dezembro e só em Porto Novo comtempla 35 mulheres.

“Temos duas formações, uma em empreendedorismo ‘Get Ahead’ e outra em educação financeira. Iniciou-se no dia 16 e até ao dia 23 ministramos o empreendedorismo e a partir do dia 24 até ao dia 1 temos a formação de educação financeira, que nesse caso vai ser dado por outro formador”, elucida a formadora, citada pela RCV.

Além disso, Fernanda Fernandes acrescenta que um dos objetivos das formações passa por dotar as mulheres de um maior conhecimento de seus negócios e conferir alguma autonomia e valores às mesmas.

“Iniciamos com a questão de género que é para demostrar que tem de ter igualdade de direitos, de oportunidades, de responsabilidades e na tomada de decisões para que a mulher possa atingir um patamar de desenvolvimento para aumentarem os seus negócios através de técnicas aprendidas aqui. É uma metodologia interativa e é feita sempre em grupos.”, conclui.

As formandas, por sua vez, defendem que a iniciativa é uma grande oportunidade de aprenderem a lidar com os seus negócios.

A ação de capacitação é financiada pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) e promovida pelo Governo de Cabo Verde em parceria com as Camaras Municipais.

No Porto Novo, a formação está a decorrer no internato Grão-Ducado de Luxemburgo e comtempla 35 mulheres. Em Ribeira Grande o projeto beneficia 25 mulheres e no Paul mais 20.

C/ RCV

PUB

PUB

PUB

To Top