PUB

Economia

Santo Antão: Água de Rega quer que agricultores sejam empresários

O presidente da recém criada empresa Água de Rega, Jaime Ferreira, garante que quer “empoderar” os agricultores de Santo Antão para serem empresários.

A Água de Rega apresentou, na ilha de Santo Antão, o projecto de prevenção e gestão de conflitos no uso de água, que pretende fazer com que os agricultores possam praticar uma “agricultura mais empresarial”, no sentido de colocarem os seus produtos em hotéis e outras ilhas.

“Paulatinamente, vamos implementando a empresa e não é obrigatório as pessoas aderirem. Aderem no momento em que acharem que têm benefícios e estamos aqui para ajudá-los porque a empresa foi criada visando o lucro e a satisfação dos agricultores”, explica Jaime Ferreira.

O projecto é financiado pelo governo de Cabo Verde, em parceria com o governo da Hungria, e está orçado em 35 milhões de euros.

O representante dos agricultores do vale da Ribeira da Torre, João Manuel Rodrigues, considera que este projecto vai trazer “novas valias” para a agricultura, já que o objectivo principal é ajudar os agricultores a desenvolver uma agricultura “mais moderna, aumentando a produção agrícola” em Santo Antão e em Cabo Verde, de uma forma geral.

“Se levarem avante as ideias apresentadas, este projecto com certeza vai trazer mais-valia a nossa agricultura, embora terão de aplicar uma taxa que se adeque aos nossos recursos e também de acordo com o custo da água”, avisa o agricultor.

PUB

PUB

PUB

To Top