O Primeiro-Ministro britânico – PM -, Boris Johnson, está em isolamento profiláctico, depois de ter estado em contacto com um deputado que testou positivo ao novo Coronavírus.
Downing Street – a Residência Oficial do PM do Reino Unido -, informou, este domingo – de acordo com o portal jn.pt -, que o PM foi contactado pelo Sistema de Testes e Rastreamento do Serviço Britânico de Saúde e não apresenta sintomas de COVID-19.
“Ele vai continuar a trabalhar a partir de Downing Street, inclusive a liderar a resposta do Governo à Pandemia. [Boris Johnson] está bem e não apresenta sintomas de COVID-19”, pode ler-se em Comunicado, a que o jn.pt teve acesso.
Em causa está um encontro de quase 35 minutos, na passada quinta-feira, entre Boris Johnson e um grupo de deputados, entre os quais estava Lee Anderson, deputado de Ashfield, que, posteriormente, testou positivo ao Coronavírus SARS-CoV-2.
Downing Street não revelou por quanto tempo Boris Johnson vai ficar em isolamento, mas a orientação das autoridades de Saúde do Reino Unido é que qualquer pessoa contactada pelo Sistema deve ficar em quarentena durante 14 dias.
Boris Johnson teve COVID-19 em Abril, tendo passado três noites numa Unidade de Cuidados Intensivos. Quando teve alta hospitalar, o PM britânico agradeceu aos profissionais de Saúde que o assistiram, nomeadamente, ao enfermeiro português Luís Pitarma.