PUB

Fogo

Encalhe do navio “Deimos”: IMP garante que embarcação encontra-se estável

O Instituto Marítimo e Portuário (IMP) garantiu que o navio “Deimos”, encalhado no Porto Vale dos Cavaleiros, na sexta-feira (13), encontra-se estável e completamente assente no fundo.

Esta atualização do IMP foi comunicada este domingo, após algumas inspeções realizadas a bordo do navio e a nível subaquático.

“Confirma-se que a embarcação está estável, completamente assente no fundo, a cerca de 2 metros da terra e que apenas a casa de máquinas continua  parcialmente inundada pela água do mar”, informou.

O IMP fez saber que as medidas de segurança, tanto marítimas, portuárias, como ambientais, foram acionadas desde o inicio, pelo que, até então, o acidente não representa perigo eminente de poluição marinha.

“O local de encalhe não coloca em causa a operacionalidade do porto Vale dos Cavaleiros, pelo que as operações de entrada e saída de navios deverão decorrer normalmente”.

Para reforçar a equipa técnica e auxiliar a elaboração do plano de salvamento e resgate do “Deimos”, esta segunda feira, chegarão à ilha do Fogo, outros técnicos e especialistas das diversas entidades envolvidas, nomeadamente mergulhadores, engenheiro naval e técnicos de segurança ambiental.

Recorde-se que na última sexta feira, de manhã, na sequência de um incidente envolvendo um navio estrangeiro arvorando bandeira panamenha, este acabou por encalhar ao largo do Porto de Vale dos Cavaleiros, na ilha do Fogo, ao que tudo indica, devido a um blackout total no navio.

Os trabalhos de resgate do navio “Deimos” poderão ser autorizados nos próximos dias, desde que estejam garantidas as condições de segurança para o porto e para o país.

PUB

PUB

PUB

To Top