A Associação Cabo-Verdiana de Luta contra o Cancro (ACLCC) já dispõe do programa de actividades para assinalar “Novembro Azul”, direcionado, este ano, ao combate do Cancro da Próstata.
As actividades decorrem entre 18 a 28 de Fevereiro, através de tele-conferência, devido à COVID-19, e rastreios de Cancro da Próstata.
Nesta linha, a ACLCC realiza, na tarde de quarta-feira, 18, uma tele-conferência – na plataforma Zoom -, para debater o Cancro da Próstata, animada pela médica-urologista, Eveline Brito.
O evento “é direccionado ao público em geral” e está marcado para as 15H30.
Já nos dias 21 e 28 de Novembro, a ACLCC e os parceiros, incluindo a Delegacia de Saúde de Santa Cruz, realizam rastreios de cancro da Próstata nesse Concelho do interior de Santiago.
O Cancro da Próstata é a primeira causa de morte por cancro em Cabo Verde, com uma média de 40 a 45 mortes nos últimos anos. Embora, cada vez mais, os homens cabo-verdianos adiram ao rastreio da doença, a ACLCC defende que “é preciso, ainda, mais sensibilização”.
O Cancro de Próstata não tem causa específica. Sabe-se, entretanto, que na fase avançada pode surgir dificuldades em urinar, aumento da frequência urinária, jacto urinário fraco, esforço e demora ao fazer xixi, ardor ao urinar, sensação de não ter terminado de urinar, disfunção eréctil, presença de sangue na urina, sangue no esperma, dores ósseos, insuficiência renal, entre outros.