PUB

Saúde

Cancro: Associação saúda “Novembro Azul”

A Associação Cabo-Verdiana de Luta contra o Cancro (ACLCC) já dispõe do programa de actividades para assinalar “Novembro Azul”, direcionado, este ano,  ao combate do Cancro da Próstata.

As actividades decorrem entre 18 a 28 de Fevereiro, através de tele-conferência, devido à  COVID-19, e rastreios de Cancro da Próstata.

Nesta linha, a ACLCC realiza, na tarde de quarta-feira, 18, uma tele-conferência – na plataforma Zoom -, para debater o Cancro da Próstata, animada pela médica-urologista, Eveline Brito.

O evento “é direccionado ao público em geral” e está marcado para as 15H30.

Já nos dias 21 e 28 de Novembro, a ACLCC e os parceiros, incluindo a Delegacia de Saúde de Santa Cruz, realizam rastreios de cancro da Próstata nesse Concelho do interior de Santiago. 

O Cancro da Próstata é a primeira causa de morte por cancro em Cabo Verde, com uma média de 40 a 45 mortes nos últimos anos. Embora, cada vez mais, os homens cabo-verdianos adiram ao rastreio da doença, a ACLCC defende que “é preciso, ainda, mais sensibilização”.

O Cancro de Próstata não tem causa específica. Sabe-se, entretanto, que na fase avançada pode surgir dificuldades em urinar, aumento da frequência urinária, jacto urinário fraco, esforço e demora ao fazer xixi, ardor ao urinar, sensação de não ter terminado  de urinar, disfunção eréctil, presença de sangue na urina, sangue no esperma, dores ósseos, insuficiência renal, entre outros.

PUB

PUB

PUB

To Top