Hoje, 14 de Novembro, é Dia Mundial da Diabetes. O lema escolhido para este ano é “os enfermeiros e a diabetes” para destacar o papel desta classe na prevenção e diagnóstico precoce e realçar a diferença que estes profissionais fazem na vida das pessoas diabéticas.
Segundo uma nota de Imprensa do Instituto Nacional de Saúde Pública – INSP – de Cabo
Verde, a prevalência das pessoas com diabetes era de 12,7 por cento, constituindo um dos maiores problemas de Saúde, com elevado custo social e financeiro às famílias e ao País.
Estes dados apresentados pelo INSP correspondem ao inquérito sobre os factores de risco das doenças não-transmissíveis realizado em 2007.
A nível internacional, estima-se que 463 milhões de pessoas ao redor do
Mundo têm diabetes, sendo que a maioria vive em países de baixa renda.
Segundo a OMS – Organização Mundial da Saúde -, a diabetes foi a sétima causa da morte em 2016, vitimando cerca de 1,6 milhão de pessoas.
Tendo em conta o lema deste ano, o apelo é para mais capacitação e financiamento para equipar enfermeiros com habilidades de que precisam para apoiar pessoas com diabetes ou aqueles em risco de desenvolver a doença.
Diante da Pandemia Covid-19, a diabetes tem sido relatada como um dos factores de risco mais importantes relacionados à evolução grave da doença, podendo levar à morte, pelo que os diagnosticados com a doença e as outras pessoas em risco, devem redobrar os cuidados e a prevenção.