PUB

Santiago

Praia: Criado primeiro Conselho de Governação Comunitária do país em Safende

Já foi criado o Primeiro Conselho de Governação Comunitária do país, em Safende, na Praia. O mesmo tem o objetivo de coordenar e organizar a atuação dos agentes sociais de forma a melhorar o desenvolvimento do bairro. 

A criação aconteceu na tarde de domingo. Em entrevista à RCV, Ivan Moreia, porta-voz da comissão organizadora do Conselho de Governação Comunitária, garantiu que o bairro de Safende, apesar da sua grande contribuição em relação ao associativismo comunitário, tem perdido inúmeras oportunidades devido à existência de vários grupos sociais e ao individualismo na actuação dos mesmos, que têm afetado o resultado dos trabalhos realizados.

“Na última atualização do diagnóstico comunitário feito aqui em Safende, uma das grandes conclusões é que Safende tem perdido, devido à sua fragmentação, muitas oportunidades. Então por este motivo foi criado o primeiro conselho comunitário com o objetivo de partilhar influência de políticas públicas e coordenar as ações para um melhor desempenho para o desenvolvimento do bairro”, explica o porta-voz.

Na reunião que serviu para discutir e aprovar o funcionamento do referido conselho comunitário, os membros concluíram que a saúde, bem como a segurança, vão ser as prioridades do grupo. 

Recorde-se que ainda na passada sexta-feira, foi assassinado um jovem de 26 anos, no referido bairro.

“A decisão de todos os membros foi unânime, concordando que a questão de saúde e segurança comunitária é uma das grandes prioridades nesse momento. Com essa situação da Covid e outras doenças e também a questão de educação, a retoma de aulas dos alunos de Safende nesta situação atípica”, disse Ivan Monteiro.

Neste sentido, avançou a mesma fonte à rádio pública, “em relação a segurança esteve presente o comandante de esquadra de Fazenda que disponibilizou-se, juntamente com todas as forças vivas, em criar um plano de ação imediata a nível de segurança.”

Durante o encontro, o Conselho de Governação Comunitária socializou experiências e avançou com procedimentos de formalização das suas atuações, enquanto dinamizadores da zona, que vão ser futuramente padronizados.

C/ RCV

PUB

PUB

PUB

To Top