A presidente do Instituto Nacional de Saúde Pública (INSP garante que a situação da covid-19 na ilha do Sal está controlada e mostra-se satisfeita com os progressos alcançados na luta contra a pandemia. Contudo, aconselha a população a não baixar a guarda.
Maria da Luz Lima, presidente do Instituto Nacional de Saúde Pública (INSP), diz que a situação da ilha está controlada e que é notável a tomada de consciência por parte da população salense.
“No Sal, neste momento, consideramos que a situação está controlada. As praias estão abertas, mas não se vê o aglomerado, já se vê um maior número de pessoas nas ruas a utilizar as máscaras. O número de casos tem baixado, praticamente nas duas últimas semanas, variando entre um e zero, o que nos dá um certo conforto”, disse em entrevista à RCV.
Contudo, Maria da Luz Lima apela à população para não baixar a guarda e continuar com foco na prevenção. Além disso, a ilha encontra-se no processo de preparação para receber turistas.
Essa responsável destaca que as condições técnicas e materiais já foram criadas na ilha, como é o caso do recém-instalado laboratório de virologia.
“Temos aqui um laboratório de virologia, que dá resposta praticamente em 24 horas. É muito importante ter essas informações e capacitar a ilha para receber o Turismo. Temos o hospital que já tem certificação e tudo isto nos dá um certo conforto”, esclarece.
A presidente do INSP esteve de visita nestes últimos dias à ilha do Sal, onde participou numa formação ministrada aos técnicos do Hospital Ramiro Figueira, sobre a gestão de recursos hospitalares.
C/ RCV