PUB

Economia

TACV/CV Airlines: entendimento entre accionistas garantirá continuidade das operações

Governo e Loftleidir Cabo Verde estão perto de um acordo sobre o futuro da CV Airlines, mas não durante este mês, como tinha prometido o Governo de Cabo Verde, há poucos dias.

Erlendur Svavarsson, o Presidente do Conselho de Administração da CV Airlines (CVA), confirmou, em entrevista à RCV, que os accionistas, (Governo de Cabo Verde e Loftleidir Cabo Verde) estão perto de chegar a um acordo quanto ao futuro das operações da companhia área de bandeira cabo-verdiana, mas não confirma que tal acordo possa ser alcançado ainda este mês, como antes anunciado pelo Governo.

“Sei que tem havido muitas reuniões e que muitos esforços têm sido feitos nesta negociação e sei que ambos os accionistas estão a fazer o seu melhor para chegar a um entendimento que garantirá a continuidade das operações, mas não posso comentar se isto será alcançado neste momento”, explicou Erlendur Svavarsson.

O gestor da CV Airlines afirma que não fala em nome dos accionistas, porém adianta que para se recuperar dos efeitos da pandemia a companhia área terá de reduzir os voos e selecionar destinos que sejam mais rentáveis.

“Penso que é evidente que todas as companhias aéreas do mundo terão de reestruturar o seu modelo de negócios e penso que o anúncio feito pelo Governo é baseado em factos. Está claro que as viagens turísticas mundiais diminuíram substancialmente durante a pandemia, e será necessário para qualquer companhia, inclusive a CV Airlines, analisar como recuperar e voltar a trazer o turismo”.

Conforme o gestor, a IATA prevê a recuperação no sector só para 2023/24 e por esta razão será necessário a redução do número de voos da CVA e a escolha dos destinos que sejam os mais rentáveis.

Empréstimo Emergencial

O PCA ainda afirma que os empréstimos contraídos recentemente pela empresa, com o aval do Governo, foram para o pagamento de salários em atraso, porém os do mês de Outubro ainda não foram pagos.

“Estes empréstimos que são garantidos pelo Estado já foram disponibilizados e utilizados para o pagamento de salários durante o verão e o outono. Estávamos à espera que o aval formal fosse dado aos bancos, o que já aconteceu, e o dinheiro foi utilizado para os salários. Os do mês de outubro ainda estão por pagar. Esperamos que sejam pagos em breve, mas vai depender do entendimento entre os accionistas e do financiamento que poderá advir disso”.

Erlendur Svavarsson diz não ser prudente avançar os valores absolutos da dívida da companhia, mas esclarece que estão em “dívida com quase todos os seus fornecedores”, porque desde Março a empresa não tem lucros.

Até agora os fornecedores têm mostrado o seu apoio, porém Svavarsson lembra que chegará um momento em que não poderão esperar por mais tempo. Por isso, acredita que o acordo esperado entre os accionistas incluirá medidas para que os fornecedores continuem e confiar e a apoiar a CV Airlines.

Aviões na Florida

O responsável garante que os três aviões da CV Airlines não estão retidos na Flórida, mas sim em manutenção, o que não poderia ser feito no país. O PCA mostrou-se ainda confiante que após a pandemia a companhia irá se recuperar e voltar a ligar Cabo Verde ao mundo através do “hub” aéreo da ilha do Sal.

 

C/RCV

PUB

PUB

PUB

To Top