A vitória de Joe Biden poderá ser um reinício de uma relação transatlântica mais harmoniosa. O Presidente do Parlamento Europeu, David Sassoli, foi das primeiras personalidades a desejar ao Democrata “boa sorte” ao salientar que “o Mundo precisa de relações fortes entre os Estados Unidos da América –EUA – e a Europa”.
Ursula Von der Leyen, Presidente da Comissão Europeia, é da mesma opinião, já que, afirmou – citada pelo portal pt.euronews.com -, que se quer encontrar com Joe Biden “com a maior brevidade, para construir uma parceria transatlântica o mais profunda possível”.
O Presidente francês Emmanuel Macron estendeu a mão a Biden, para juntos enfrentarem “os desafios do Mundo de hoje”.
O Primeiro-Ministro britânico, Boris Johnson, felicitou Joe Biden e Kamala Harris – sua vice -, considerando os EUA “o aliado mais importante do Reino Unido”. Do combate às Alterações Climáticas à Segurança.
Os EUA colhem uma grande Comunidade Cabo-Verdiana e/ou seus descendentes, estimada em largos milhares.
Entretanto, as Autoridades da Praia ainda não se pronunciaram sobre a Eleição da Chapa Biden/Harris.
Num outro desenvolvimento, sábado, 7, no discurso da vitória, Harris congratulou-se com o facto de sair vitoriosa na dupla com Biden, deixando uma mensagem particular aos mais novos.
“Cada menina que está a ver-nos, esta noite, compreende que este é um País de oportunidades e para as crianças do nosso País, independentemente do seu sexo, o País enviou-lhes uma mensagem clara: sonhem com ambição, liderem com convicção e vejam-se de uma maneira que ninguém pode ver, simplesmente porque nunca viram. E nós vamos aplaudir-vos a cada passo que derem”, prometeu Harris, remarcando que os eleitores dos EUA “escolheram a esperança, a unidade, a decência, a ciência e a verdade, que vem com a próxima Presidência”.