O ministro da Agricultura e Ambiente, Gilberto Silva, visita, na tarde desta sexta-feira, 6, Funco Bandeira, em São Lourenço dos Órgãos – no interior de Santiago -, para constatar, no terreno, a formação e trabalhos de sensibilização dos criadores de gado sobre a recolha e conservação do pasto.
A formação, que decorre em Funco Bandeira, pretende dotar os criadores de gado de conhecimentos, assim como, sensibilizá-los sobre a importância da recolha de pasto no tempo certo e ensiná-los os diferentes métodos de conservação do pasto, bem estar, nutrição e sanidade animal.
Gilberto Silva garante que já há pasto em vários municípios da ilha de Santiago, o que dá indicações de um ano agrícola com melhores resultados do que os anteriores.
O Ministério da Agricultura e Ambiente pretende “fortalecer a resistência e a resiliência dos homens do campo”, através de acções de formação, face às mudanças climáticas, sensibilizando os criadores para a conservação do pasto, que pode, posteriormente, ser usado nos períodos de pouca chuva.
Brevemente, o Ministério de Silva irá, igualmente, lançar uma campanha de sensibilização para a recolha de sementes de pastos.