Pediatra Andrés Fidalgo reconhecido, ontem em Mindelo, com prémio internacional pela associação humanitária alemã “FHF”
A associação humanitária alemã “Freunde Helfen Freunden”(FHF) – Amigos Ajudam Amigos – homenageou, nesta quarta-feira (4), em Mindelo, o pediatra Andrés Fidalgo.
De acordo com o presidente da FHF, Wolfgang Hundt, a associação homenageou o pediatra com o “prémio internacional” pelo seu trabalho desenvolvido na área da paralisia cerebral infantil, bem como, pela sua contribuição no campo social, em várias comunidades no país.
Este foi o primeiro reconhecimento que a FHF atribuiu na área de medicina. No que lhe concerne, Andrés Fidalgo agradeceu a distinção e lembrou do
trabalho que outros médicos e pesquisadores têm, igualmente, desenvolvido nas suas respectivas áreas.
“Há em Cabo Verde muitas pessoas que merecem este e outros reconhecimentos. Trabalham com muito esforço e perseverança há muitos anos e ainda fazem tudo para fazer desta nação um país cada vez melhor. Um país que também merece um reconhecimento pelo trabalho desenvolvido na área ao longo dos anos”, observou o pediatra.
Acompanhamento
O representante da FHF em Cabo Verde, Carlos Rodrigues, garantiu que pelo “trabalho pioneiro” nos campos social e da saúde, a associação continuará a acompanhar e apoiar os projetos de Fidalgo, bem como, os de todos aqueles que trabalham no sistema nacional de saúde. Como os de outras clínicas públicas ou privadas, das delegacias de saúde e dos hospitais.
A Freunde Helfen Freunden ajuda Cabo Verde há 18 anos, em áreas como a saúde, educação e desporto. Há cerca de cinco anos, Andrés Fidalgo, e a sua clínica privada, associaram-se à organização, e deste então têm trabalhado na recolha e posterior disponibilização de vestuário, de materiais hospitalares e de materiais desportivos em alguns pontos do país.
Estas ajudas são distribuídas por organizações nas ilhas de São Vicente, como o hospital Baptista de Sousa e a Aldeia SOS; de Santo Antão, numa associação comunitária no Paul; e na ilha de Santiago, para a associação juvenil Amigos da Calheta, em São Miguel.