As relações entre Cabo verde e Estados Unidos da América estão acima de qualquer disputa eleitoral, uma vez que contam com apoio bipartidário, assegurou o ex-embaixador de Cabo Verde nos EUA, Carlos Veiga.
São relações que contam com um apoio bipartidário no parlamento americano, pois, “a mercê da imagem, da seriedade e da confiabilidade que o Estado de Cabo Verde de facto dá no mundo”, analisa Carlos Veiga, que conta também com o peso da comunidade cabo-verdiana nas eleições desta terça-feira.
Para além do apoio bipartidário, diz Carlos Veiga, há uma pequena comunidade cabo-verdiana nos EUA, que apesar de ser pequena, em número, em certos estados já tem alguma expressão e reconhecimento.
“Isso pode fazer a sua diferença. Tem feito, em vários casos, em eleições locais, mas, numa eleição tão cerrada pode também fazer a diferença”, prevê o diplomata, em declarações à RCV.
A presença da comunidade cabo-verdiana nos EUA, acrescenta, é maior num dos estados mais importantes dos EUA, factor que motiva ainda mais o apoio de ambos os lados.
Esta-terça feira o povo americano vai às urnas para decidir entre Donald Trump e Joe Biden. Esta é a 59ª eleição presidencial nos Estados Unidos da América.
C/RCV