Um sismo de magnitude sete na Escala de Richter foi registado sexta-feira, 30, ao largo da ilha grega de Samos, no Sudeste do Mar Egeu.
O sismo provocou – de acordo com o portal pt.euronews.com -, pelo menos, 30 mortos, mais de 700 feridos e o desabamento de dezenas de prédios
Segundo o Observatório Nacional de Atenas – a Capital da Grécia -, o epicentro localizou-se a 19 quilómetros da capital da ilha, a uma profundidade de dez quilómetros.
O abalo foi sentido em toda a Região e até em Atenas, a 300 quilómetros de distância, e também em Istambul, na Turquia.
Em Esmirna, a região turca mais afectada, perto de 20 edifícios colapsaram e o autarca da Cidade revelou que mais de 70 pessoas foram resgatadas dos escombros.
Vídeos publicados nas redes sociais mostram momentos de pânico, prédios a desmoronar e os trabalhos das equipas no terreno.
Na Grécia, já foi confirmada a morte de dois adolescentes de 15 e 17 anos. O terramoto provocou um pequeno tsunami na ilha de Samos e as autoridades pediram à população para permanecer “ao ar livre e longe dos prédios” e para “se afastar da costa” .
O Aeroporto local foi fechado por precaução.
Os líderes das instituições europeias e o secretário-geral da NATO – Organização do Tratado do Atlântico Norte – já disseram que estão prontos para ajudar os dois países.